Atualmente inúmeros jovens e adultos estão iniciando seus cursos superiores, cursos esses que antes eram muito seletivos e só quem teria acesso eram pessoas com condição para pagar uma faculdade particular de forma integral ou que prestassem o vestibular no final do ano e conseguissem a nota necessária para passar no curso de interesse.
Devido a opção limitada e toda dificuldade enfrentada por muitos que não tinham condições de manter os estudos financeiramente ou não conseguiam conciliar o tempo para estudar para o vestibular, devido a fatores externos como trabalho, essas pessoas eram impossibilitadas de conseguirem a tão sonhada graduação.
Com o número reduzido de estudantes em cursos superiores no Brasil e a necessidade de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, mas ainda a grande dificuldade de ingresso o Governo Federal criou uma alternativa para resolver essa questão, que foi o financiamento estudantil.
O que é o financiamento estudantil?
O financiamento estudantil é uma conquista do governo para que estudantes de cursos superiores em instituições não gratuitas consigam concluir a graduação de forma que o investimento financeiro seja custeado pelo Fundo de Financiamento Estudantil.
O programa mais famoso de reponsabilidade do governo em financiamento é o FIES, que já vem ajudando milhares de jovens estudantes a conseguirem a tão desejada formação superior. Todo o ensino é financiado com condições que variam conforme a renda familiar do candidato para que consigam preços acessíveis e justos.
Vantagens apresentadas pelo FIES:
Com o financiamento feito através do FIES todos conseguem uma excelente qualidade de ensino, já que as instituições de ensino que fazem parte do programa devem ter uma avaliação positiva em todos os processos conduzidos pelo Ministério da Educação e excelentes notas de avaliação.
Veja a seguir as principais vantagens desse modelo de financiamento dos estudos:
- As formas de pagamento podem se adequar totalmente ao seu bolso e a renda familiar, podendo conseguir através do novo FIES taxas de juros iguais a zero caso a renda familiar for de 1,5 salários mínimos.
- Em relação ao prazo de pagamento e a carência é possível que o pagamento seja iniciado após o término do curso deixando assim os estudantes livres dessa preocupação durante todo o período letivo.
Desde a criação do FIES o programa passou por muitas mudanças, e a mais recente é o P-FIES, ele é uma versão do FIES onde não altera em nada a versão original, a sua única diferença é que o financiamento é promovido por bancos privados, enquanto o FIES era financiado apenas por bancos públicos. A criação do P-FIES foi feita para assim promover mais vagas para os alunos que buscam cursar o ensino superior, mas antes a quantidade era reduzida.
O financiamento traz uma oportunidade enorme para milhões de jovens e adultos que tem o sonho de se formar no ensino superior fazendo o curso de seu interesse e futuramente trabalhar na área que gosta. Com o FIES e o P- FIES esse sonho fica muito mais fácil e mais próximo a realidade.